Para que serve a tecla Print Screen?

Você sabe para que serve a tecla Print Screen? Bem, a grande maioria das pessoas já sabe qual é o propósito desta tecla. Mas, e se disséssemos que existem outros comandos extremamente úteis com essa tecla que você nunca ouviu falar? Muitos usuários de computador, incluindo até mesmo os mais experientes, não conhecem todas as funcionalidades da tecla Print Screen. Os comandos de atalhos facilitam bastante o nosso dia-a-dia e tarefas realizadas no computador.

A tecla Print Screen faz parte do conjunto de teclas de um teclado de computador. Quem utiliza tanto um computador como também um smartphone, certamente já utilizou este recurso em algum momento.

Neste artigo preparado pela equipe do portal Dicas de Informática Básica, confira para que serve a tecla Print Screen e como usar este comando de maneira adequada. Você também terá a oportunidade de aprender outros comandos úteis de captura de tela e pouco conhecidos pela maioria dos usuários.

Embora grande parte dos usuários utilizem o mouse para usar o computador, esse dispositivo não deve ser visto como o único recurso para acessar todas as funcionalidades de nosso equipamento. Por conta disso, vamos mostrar como usar a tecla Print Screen de maneira inteligente, possibilitando o uso do equipamento de forma bastante eficiente.

Os usuários geralmente encontram este artigo digitando palavras-chave como:

  • como se usa a tecla print screen
  • o que quer dizer tirar um print
  • como fazer um print de uma parte da tela
  • como funciona o print
  • qual a função do print screen

A tecla Print Screen

A tecla Print Screen refere-se ao recurso utilizado para captura a tela do computador. Não é por acaso que a tradução deste termo seja “Captura de Tela”.

Esta tecla está presente praticamente em qualquer teclado de computador do mundo inteiro, e trata-se do caminho mais prático para a captura da tela do computador.

É importante destacar que o Print Screen também costuma ser chamado de Screenshot ou então apenas Print.

Para mais detalhes a respeito do teclado de computador, confira o artigo: Quantas teclas tem um teclado de PC?

Para que serve a tecla Print Screen?

Como dissemos acima, a tecla Print Screen tem o intuito de possibilitar a captura em tempo real da imagem que está sendo exibida na tela de um computador.

A ferramenta mostra-se bastante eficiente em diversas situações do dia-a-dia, seja para fins legais ou não.

Agora você sabe o que uma pessoa quer dizer quando te pede “tirar um print” de alguma coisa.

Portanto, a tecla Print Screen trata-se do procedimento prático e rápido para registrar a imagem do que está sendo exibida naquele exato momento em que é pressionada.

Onde está localizada a tecla Print Screen no teclado?

A tecla Print Screen geralmente encontra-se localizada à direita da linha de teclas de função (F1, F2, F3…, F12), na parte superior do teclado.

Para mais detalhes a respeito das teclas de função, leia o seguinte artigo: Para que servem as teclas F1 a F12 do teclado?

A tecla Print também costumada ser chamada de “Prt Scr”, “Prnt Scrn” ou “Prt SC”.

Confira uma imagem abaixo mostrando a localização da tecla:Para que serve a tecla Print Screen? 1

Como usar a tecla Print Screen?

É muito fácil usar a tecla Print Screen. Uma vez pressionada esta tecla, o seu conteúdo é enviado automaticamente para a Área de Transferência. Para mais detalhes, leia o artigo: O que é Área de Transferência.

Para salvar o conteúdo capturado com a tecla, é necessário salvá-lo em algum local. Neste caso, você deverá usar as teclas CTRL+V para colar em algum programa. Um programa bastante comum utilizado por muitos usuários para salvar o conteúdo capturado, é o Microsoft Word.

Para mais informações sobre a tecla CTRL, sugerimos que leia o seguinte artigo: Para que serve a tecla CTRL?

Para que serve a tecla Print Screen? 2

Se você nunca utilizou a tecla Print Screen, sugerimos que faça um teste agora mesmo. Aperte a tecla Print Screen e, em seguida, abra o Microsoft Word e pressione o comando para colar. Após isso, você poderá visualizar a imagem completa da tela de seu computador dentro do processador de textos.

Em quais situações posso usar a tecla Print Screen?

Todas as vezes que você precisar gravar algo que está sendo exibida na tela de seu computador, você poderá fazer uso da tecla Print Screen.

Por exemplo, vamos supor que você acabou de efetuar um compra em uma loja virtual. Caso você queira registrar as informações fornecidas pela loja após a confirmação da compra, você poderá utilizar a tecla Print Screen e salvar a captura da tela dentro do Microsoft Word.

Vamos a um outro exemplo: Supondo que você esteja conversando com um amigo em uma rede social e gostaria de ter uma cópia das mensagens encaminhadas por ele, poderá também fazer uso da tecla Print Screen.

Uma outra situação bastante comum do uso da tecla Print Screen refere-se aos usuários que gostam de registrar os seus recordes em games em geral, e assim podem compartilhar o resultado com amigos.

Enfim, há muitas aplicações para o uso da tecla Print Screen.

Como capturar apenas uma janela ativa usando a tecla Print Screen?

Para quem não sabe, é possível também utilizar a tecla Print Screen de modo a para capturar apenas uma parte da tela do computador. Neste caso, estamos considerando que você queria capturar somente alguma janela específica que esteja aberta na tela.

Para isso, é necessário utilizar o seguinte comando de atalho :

ALT+PRINT SCREEN

Para facilitar essa explicação, vamos a um exemplo prático: Vamos supor que a tela de seu computador esteja exibindo três janelas, uma ao lado da outra. A primeira janela refere-se a uma planilha do Excel, a segunda refere-se a um arquivo de texto do bloco de notas e a última refere-se a uma imagem. Neste caso, para capturar apenas uma dessas janelas, basta dar um clique sobre a janela desejada e pressionar o comando de atalho citado acima. Desta forma, o comando Print Screen irá realizar a captura apenas do elemento dou janela que está em primeiro plano.

Como capturar apenas um determinada área da tela delimitada pelo usuário?

É possível também realizar uma captura personalizada, delimitando um determinado bloco da tela e capturando apenas uma parte desejada. Ou seja, com o auxílio do mouse, o usuário pode criar uma caixa de seleção e assim capturar o elemento desejado da tela.

Digamos que você gostaria de capturar apenas o rosto de uma pessoa que está sendo exibido na tela entre diversos outros objetos. Neste caso, você não irá fazer uso da tecla Print Screen, e sim usar o seguinte comando de atalho:

Tecla do Windows + Shift + Letra S

A partir disso, você poderá notar que a tela inteira de seu computador ficará em um tom de marca d’água. Basta pressionar e segurar o mouse para criar uma caixa de seleção sobre o item ou elemento desejado. Em seguida, solte a tecla do mouse para o conteúdo demarcado ser encaminhado para a Área de Transferência. Agora, basta você abrir um programa como o Word e colar o conteúdo capturado.

Você tem o costume de utilizar a tecla Shift em outras situações? Confira mais detalhes a respeito desta tecla neste artigo: Para que serve a tecla Shift?

Como capturar a tela do computador com a tecla Print Screen e de modo que seja salva automaticamente?

A essa altura, temos a certeza de que você já sabe como tirar um print completo da tela, e também como tirar um print de parte da tela.

No entanto, é muito provável que você nunca tenha ouvido falar a respeito desta funcionalidade que iremos abordar abaixo.

É comum que, após pressionar a tecla Print Screen, os usuários imediatamente já abram um programa de seu interesse para colar a tela capturada.

Mas, e se disséssemos que é possível fazer com que a imagem capturada seja salva automaticamente em uma pasta sem a necessidade de acionar o comando para colar?

Para isso, basta você utilizar o seguinte comando de atalho:

Tecla do Windows + Print Screen

Faça um teste e comprove! Pressione este comando de atalho, e então, acesse a seguinte pasta em seu computador: Imagens > Capturas de Tela. Todas as capturas realizadas através desse comando serão salvas automaticamente em seu computador.

O computador irá salvar as imagens capturadas no formato PNG.

Como tirar print screen no celular Android?

Você sabe como tirar print da tela do celular? O comando para realizar esta ação também é bastante simples. Confira abaixo:

  • Pressione ao mesmo tempo o botão de desligar o celular + o botão par diminuir o volume.

Desta forma, a tela de seu celular será capturada e enviada para a galeria de fotos do dispositivo.


O que você achou deste artigo a respeito do uso da tecla Print Screen? A partir dos ensinamentos abordados neste artigo, você é capaz de entender completamente a função desta tecla e como ela funciona.

Se as informações fornecidas aqui foram úteis para você, clique no botão curtir no final desta página, e assim você estará contribuindo para que o nosso portal esteja mais visível na internet.

Para que serve a tecla Print Screen? 3

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.