Para que serve a ferramenta Limpeza de Disco?

Você já ouviu falar sobre limpeza de disco? Não estamos nos referindo aos discos de vinil ou a mídias como CD ou DVD, e sim à limpeza dos discos rígidos no que se referente à sua estrutura de dados. Confira neste artigo informações úteis e interessantes a respeito dessa importante ferramenta de limpeza.

Por que realizar a limpeza de disco?

À medida em que os computadores vão sendo utilizados, a tendência é que eles se tornem mais sobrecarregados e lentos com o passar do tempo.

Isso pode ser explicado por diversos fatores, entre eles destacamos um considerado o grande vilão a ser combatido pelas ferramentas de limpeza de disco: Trata-se do acúmulo de arquivos desnecessários no disco rígido do equipamento.

O que é Limpeza de Disco?

A Limpeza de Disco é uma ferramenta nativa do sistema operacional Windows que possibilita apagar todos os arquivos e diretórios desnecessários do computador.

Explicando de uma maneira mais detalhada, a ferramenta de Limpeza de Disco irá exibir e apagar arquivos e pastas específicos armazenados no computador, liberando espaço no disco rígido e aprimorando o desempenho do equipamento.

Para que serve a Limpeza de Disco?

A partir da definição deste conceito, conclui-se, portanto, que a ferramenta de Limpeza de Disco tem como função realizar uma varredura no disco rígido (HD) à procura de arquivos que não têm utilidade para o computador, e assim, poderá apagá-los contribuindo para aumentar a performance do sistema operacional.

Confira abaixo um exemplo de dados que podem ser eliminados através da ferramenta de Limpeza de Disco.

Exemplo de arquivos que podem ser apagados pela Limpeza de Disco

Um exemplo de arquivos que podem ser apagados pela Limpeza de Disco são os chamados Arquivos Temporários. São arquivos que, com o passar do tempo, passam a ocupar bastante espaço do HD do computador.

Pode-se dizer que a internet é um dos grandes vilões que contribuem para o aumento dos arquivos temporários, uma vez que os sites acessado permanecem armazenados no computador sob a forma de arquivos temporários. Por isso, é importante efetuar uma limpeza de disco periodicamente.

Como realizar a Limpeza de Disco no Windows 10?

Agora que você já sabe para que serve a Limpeza de Disco, é importante conhecer o procedimento necessário para colocá-lo em prática.

Para realizar a limpeza de disco no sistema operacional Windows 10, basta você acessar o Menu Iniciar, digitar e clicar na opção “Limpeza de Disco“. Para mais detalhes, sugerimos que leia o seguinte artigo: Qual o comando de atalho para acessar a opção Limpeza de Disco?

Com a ferramenta de Limpeza de Disco aberta na tela, você poderá dar sequência no procedimento de limpeza. Confira abaixo uma ilustração mostrando como é a tela da ferramenta:

Para que serve a ferramenta Limpeza de Disco? 1

Para que serve a ferramenta Limpeza de Disco? 2

Em seguida, você deverá selecionar os arquivos que deverão ser apagados pela ferramenta. Confira abaixo alguns dos itens que sugerimos que você mantenha selecionados para exclusão:

  • Arquivos de internet temporários
  • Arquivos do relatório de erros do Windows
  • Lixeira
  • Arquivos temporários
  • Miniatura

Após selecionar os itens de seu interesse, confirme no OK para iniciar o processo de exclusão.

Funcionalidades complementares da ferramenta de Limpeza de Disco do Windows 10

A partir da ferramenta de Limpeza de Disco do Windows 10 é possível limpar também os pontos desnecessários de restauração do sistema. Para isso, basta clicar na opção “Limpar arquivos do sistema” e selecionar a unidade desejada. Na próxima tela que surgir, clique na guia “Mais opções”, e na seção “Restauração do Sistema e Cópias de Sombra”, clique em Limpar. Confira a imagem abaixo para facilitar a explicação:

Para que serve a ferramenta Limpeza de Disco? 3

E por fim, há também disponível o atalho de acesso à listagem dos programas instalados do computador, possibilitando que usuário verifique e elimine algum programa desnecessário do sistema. Para isso, basta clicar no botão “Limpar” da seção “Programas e Recursos” e escolher os programas a serem desinstalados.

Outras ferramentas de Limpeza de Disco

Além da ferramenta nativa de Limpeza de Disco dos sistemas operacionais, existem também outras ferramentas de limpeza de disco que podem ser baixadas da internet e utilizadas de maneira gratuita.

Alguns programas antivírus também disponibilizam um módulo de limpeza de disco.


O que você achou desse artigo sobre limpeza de disco? Se essas informações foram úteis para você, clique no botão curtir no final desta página, e assim você estará contribuindo para que o portal Dicas de Informática Básica continue criando novos conteúdos.

arquivos temporarios

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.