Para que serve o Painel de Controle do Windows?

Para que serve o Painel de Controle do Windows? Provavelmente você já se deparou com a janela do tão conhecido Painel de Controle do Sistema Operacional Windows em algum momento de sua vida. Se você já precisou remover um programa, ajustar um som ou instalar um impressora em seu computador, pode ter sido necessário recorrer a este painel de configurações tão poderoso e útil.  Continue lendo este post e saiba o que é e para que serve o Painel de Controle do Windows.

O que é Painel de Controle do Windows?

O Painel de Controle é o nome de uma área de configuração do Windows utilizada para fazer alterações em quase todos os aspectos do sistema. Em outras palavras, podemos dizer que trata-se de uma coleção de programas que possibilitam a manipulação de diversas áreas do computador.

Confira uma outra definição:

O Painel de Controle refere-se a um componente do Windows que possibilita a visualização e alteração de diversas configurações do sistema Operacional Windows. Consiste em um conjunto de opções que incluem desde a instalação e remoção de programas e hardware, gerenciar as contas do usuário, alterar opções de acessibilidade e acesso às configurações de rede, até as configurações e parâmetros de áudio e vídeo.

O Painel de Controle existe desde qual versão do Windows?

Este poderoso componente faz parte do sistema operacional desde a versão Windows 2.0. A cada nova versão do sistema, novas funcionalidades foram adicionadas, tornando-o cada vez mais útil. Somente a partir da versão Windows 95 que o Painel de Controle foi implementado como uma pasta especial contendo o formato que conhecemos atualmente.

Na versão do Windows XP, a tela inicial do Painel de Controle foi aprimorada para apresentar uma estrutura de navegação categorizada. Dessa maneira, os usuários podem alternar entre visualização de categoria e a visualização clássica.

No Windows Vista e no Windows 7, camadas adicionais de navegação foram introduzidas, o que proporcionou maior facilidade de uso por parte dos usuários.

Na versão Windows 10, o Painel de Controle está praticamente obsoleto, uma vez que a Microsoft resolveu investir em um novo componente denominado Configurações, originalmente introduzido no Windows 8 como Configurações do PC.

Esta mudança foi ocasionada com o objetivo de fornecer uma área de configurações otimizada para tela sensível ao toque. Apesar disso, até a publicação desta matéria em nosso portal Dicas de Informática Básica, o Windows 10 possui os dois recursos: Painel de Controle e Configurações.

Para que serve o Painel de Controle do Windows?

Como dissemos acima, o Painel de Controle permite fazer praticamente qualquer mudança e ajuste necessário no sistema. Confira abaixo algumas da principais existentes:

  • Adicionar ou remover programas – esta opção é muito útil e utilizado pelos usuários  para a desinstalação de programas do computador.
  • Barra de Tarefas e Menu Iniciar – esta opção possibilita personalizar a famosa barra fixa no rodapé do sistema;
  • Conexões de rede – esta opção permite configurar a rede e internet no computador;
  • Data e Hora – esta opção possibilita ajustar a data e hora do computador;
  • Fontes – esta opção permite a gestão de todas as fontes instaladas no computador. Sabe aqueles tipos de letras variados existentes dentro do Microsoft Word? Elas estão sincronizadas com as informações presentes nesta opção;
  • Dispositivos e Impressoras – originalmente chamada “Impressora e aparelhos de fax”, esta opção, como o próprio nome sugere, permite gerenciar as impressoras do computador;
  • Central de Facilidade de Acesso – originalmente chamada “Opções de Acessibilidade”, esta opção possibilita a configuração de acessibilidade no sistema;
  • Sons e dispositivos de áudio – esta opção permite configurar e ajustar todos os parâmetros de som do computador;
  • Entre outras!

Alguma opções foram removidas com o passar do tempo, confira:

Para que serve o Painel de Controle do Windows? 1

Opções removidas no ano 2000:

  • Modems, Configurações Regionais, Senhas, Sons;

Opções removidas no ano 2001:

  • Temas para a área de trabalho, Temas de Som pra Microfone

A essa altura, você já deve ter assimilado sobre a importância do Painel de Controle no Windows 10. 

Continue lendo este post e confira abaixo o passo a passo para acessar o Painel de Controle nas variadas versões do sistema operacional Windows.

Como abrir o Painel de Controle no Windows 10

Para acessar o Painel de Controle no Windows 10, siga os passos abaixo:

  1. Clique no Menu Iniciar;
  2. No campo de pesquisa, digite Painel de Controle;
  3. E pronto!

Dica: Se você não estiver usando um teclado, poderá acionar o Painel de Controle navegando entre as opções no Menu Iniciar;

Como abrir o Painel de Controle no Windows 8

O processo para acessar o Painel de Controle no Windows 8 tornou-se um pouco mais complicado. Já no Windows 8.1, o processo é um pouco mais prático. Confira abaixo os passos para abrir o painel nas duas versões:

  1. Na tela inicial do Windows, basta clicar na seta indicada para baixo para alternar par a tela de aplicações. É possível também usar a combinação Tecla Windows + X para exibir um menu de opções que contém o Painel de Controle. Na versão 8.1, basta clicar com o botão direito do mouse no Menu Iniciar para ter acesso a esse mesmo menu.
  2. E pronto!

Como abrir o Painel de Controle no Windows 7, Vista ou XP

O processo para abrir o Painel de Controle no Windows 7, Windows XP e Windows Vista é bem prático. Confira:

No Windows 7 ou Windows Vista:

  1. Clique no Menu Iniciar e pesquise por Painel de Controle;
  2. E pronto!

No Windows XP:

  1. Acesse o Menu Iniciar, Configurações, e então, basta localizar o Painel de Controle;
  2. E pronto!

Diferença entre Painel de Controle e Configurações no Windows 10

O componente Configurações do Windows 10 trata-se de uma evolução do Painel de Controle. Como dito antes, a ideia é proporcionar uma navegação mais amigável e intuitiva. Ao acessá-la, as opções e seções estão organizadas de uma maneira mais autoexplicativa.

Enfim, o componente Configurações, apesar da semelhança com o irmão mais velho Painel de Controle, possui uma tela bem mais limpa e adaptada ao novo estilo adotado de aparência da versão 10 do Windows. Ele também conta com mais recursos, como por exemplo o próprio Cortana.

Desta forma, podemos dizer que o componente Configurações veio para aposentar de vez o Painel de Controle. Para quem é fã número 1 do Painel de Controle, é bom manter-se preparado. A qualquer hora, a Microsoft poderá anunciar o fim de um componente marcante na vida do sistema operacional.


Se você curtiu essa matéria sobre O que é Painel de Controle e para que ele serve, curta essa matéria, clicando no botão like localizado no final desta página.

painel de controle
Painel de Controle do Windows

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.